Julgando o livro pela capa…

Queria saber quem foi que disse que não devemos julgar um livro pela capa. Acho essa frase muito extremista! Quando se vai a uma livraria sem um determinado livro em mente, é possível se perder naquele universo de obras. E, entre tantas, alguns exatamente se destacam pela capa.

Uma capa interessante e bem elaborada brilha aos olhos de um leitor. Ora, ela também faz parte da obra, uma parte muito importante, afinal.

Prova disso são os Best Sellers, que sempre apresentam em suas capas imagens fortes, que foram bem estudadas e analisadas até serem escolhidas.

Claro que um bom leitor não se prenderá somente a isso. O conteúdo continua sendo o mais importante. E, afinal, nem toda boa capa apresenta um bom livro, e nem todo bom livro apresenta uma boa capa.

Vejamos os clássicos! Em geral, suas capas não são atrativas, mas possuem um conteúdo riquíssimo. Não me lembro de já ter encontrado nenhuma imagem chamativa para introduzir as diversas versões de Dom Casmurro, por exemplo. Na verdade, essas obras, em sua maioria, são apresentadas por vultos desenhados, como mulheres com decotes ou faces encobertas.

Mas alguns livros também não são dignos de suas maravilhosas capas. Acredito, inclusive, ser o caso de muitos. Esses são a decepção de um leitor, pois criam uma grande expectativa que não é alcançada pelo conteúdo da obra.

Apesar disso, uma capa deve ser bem estudada. Ela complementa a obra e é a primeira impressão que o leitor tem do livro. Juntamente com o título, é a vestimenta introdutória da obra. Não gosto, por exemplo, de livros que possuem como sua capa a mesma do filme que se baseou na obra. Perde o encanto!

Para os atuais e futuros escritores, lembrem-se disso: uma boa capa atrai o leitor e o incentiva a continuar a leitura que foi cuidadosamente preparada! E julgar um livro pela capa é parte da apreciação de uma boa obra!

Anúncios

One Response to Julgando o livro pela capa…

  1. André Paiva disse:

    Concorco com os livros com capas de filme.
    Sucks!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: